As 10 principais mudanças do Google Ads


Que a vida para quem trabalha com tráfego pago nunca cai em rotina e sempre tem novas surpresinhas nós já sabemos! Mas ficar atento às mudanças e se antecipar a elas pode ser algo bem vantajoso. Confira algumas mudanças significativas que o Google Ads fez nos últimos meses:

 

1. O CUSTO POR LEAD ESTÁ AUMENTANDO EM (QUASE) TODOS OS LUGARES

O relatório comparativo de anúncios do Google lançado recentemente pela WordStream mostra um aumento significativo no custo por lead em 91% dos setores. Enquanto a taxa de crescimento média geral é de 19%, as indústrias de artes/entretenimento, viagens e móveis tiveram aumentos de 134%, 69% e 54%, respectivamente.

As estatísticas sugerem que fatores como preços altos, impulsionados pela inflação e baixa publicidade em buscas comerciais, contribuíram para taxas de conversão mais baixas e CPLs mais altos.

2. NOVOS TIPOS DE ANÚNCIOS PARA AUTOMÓVEIS, FINANÇAS E VIAGENS

Nos últimos dois anos, vários setores foram forçados a ajustar constantemente suas estratégias, pois problemas na cadeia de suprimentos, restrições pandêmicas e turbulência econômica continuam afetando nossas vidas. Algumas das mudanças no Google Ads foram como sal na ferida, mas também foram positivas. Vários formatos de anúncios exclusivos para setores específicos foram introduzidos.

Em março, o Google introduziu anúncios de listagem de veículos, permitindo que as concessionárias destacassem seus veículos novos e usados. Assim como os anúncios de inventário local do Google, esse novo anúncio de listagem de veículos aparecerá com destaque no topo das SERPs, destacando a imagem, preço, condição e localização do veículo. O Microsoft Advertising também introduziu um formato de anúncio automotivo semelhante para concessionárias locais.

Esses novos anúncios de informações de veículos são gerenciados de maneira semelhante aos anúncios do Shopping e exigem um feed de inventário válido regularmente enviado e aprovado por meio do Google Merchant Center. Anteriormente, o Google Merchant Center tinha uma política rígida que bania a maioria dos carros da plataforma.

3. O FIM DOS ANÚNCIOS DE TEXTO EXPANDIDOS CHEGOU

Todo profissional de marketing se orgulha de criar anúncios de texto perfeitos. Por 22 anos, o anunciante criou, testou e otimizou manualmente seus anúncios PPC no Google. Com o tempo, porém, o Google introduziu vários novos formatos de anúncio de pesquisa. Em 2016, o Google dobrou o tamanho de seus anúncios de texto padrão com seus anúncios de texto expandidos. Além disso, os anúncios de texto expandidos cresceram em 2018.

Depois de anos de transição, o Google finalmente acabou com os anúncios de texto expandidos em junho/22, permitindo que os anunciantes criassem o formato que definiu os anúncios PPC por anos. Em vez disso, o novo tipo de anúncio padrão do Google é o Responsive Search Ads (RSA). Isso permite que o anunciante forneça vários textos que o Google pode combinar para criar anúncios que carregam nas SERPs para cada pesquisa.

4. COMPRAS INTELIGENTES E CAMPANHAS LOCAIS

Os anunciantes de comércio eletrônico estão familiarizados com os anúncios de compras. O Google lançou o tipo de campanha Smart Shopping em 2018, permitindo que as empresas promovessem seus anúncios de compras na Pesquisa, Display e YouTube. Com apenas um feed de produto do Google Merchant Center, o alcance do posicionamento de qualidade do Google na Web ficou instantaneamente disponível para qualquer pequena empresa. Da mesma forma, o Google lançou sua campanha local em 2019, permitindo que empresas locais promovam perfis de negócios do Google em sua Pesquisa Google, Google Maps, Gmail, Display e YouTube.

Ambas as campanhas geraram um ROI significativo para pequenas empresas com orçamentos reduzidos e ajudaram a automatizar o gerenciamento de campanhas. No entanto, no início deste ano, o Google parou de permitir que os anunciantes criassem esses dois tipos de campanha e começou a "atualizá-los",automaticamente, para o mais novo tipo de campanha do Google, o tipo de campanha P-MAX.

A campanha P-MAX tem alguns recursos exclusivos e oferece ainda mais alcance por meio de novos posicionamentos de anúncios, como o Discovery Feed do Google. Para muitas marcas, é motivo de comemoração! Com mais alcance, canais e automação, muitos anunciantes com CPAs mais baixos podem aumentar significativamente as conversões.

Mas nem todos os anunciantes estão satisfeitos com a perda de campanhas do smart shopping ou campanhas locais. As campanhas P-MAX totalmente automatizadas do Google exigem dados e orçamento suficientes para funcionar sem problemas. Essas campanhas podem ser executadas com qualquer orçamento, mas os anunciantes obtêm melhores resultados com orçamentos maiores de R$ 200 ou mais diariamente. Alguns podem receber este novo inventário incluído no P-MAX como um aumento no alcance, enquanto outros podem lamentar os custos adicionais e incontroláveis.

5. PÚBLICO SEMELHANTE

O Google introduziu os públicos-alvo semelhantes há quase uma década para complementar o alcance dos públicos-alvo de remarketing dos anunciantes. Com o sucesso dos Públicos Semelhantes em seu rival Facebook, o Google dobrou seus Públicos Semelhantes. Desde então, eles têm sido a base das campanhas do Google Ads para muitos anunciantes.

No entanto, novos padrões de proteção de dados atingiram duramente as soluções de grupos-alvo do Google e do Facebook. Então, em novembro, o Google anunciou planos de mudar de Públicos-alvo semelhantes para uma solução de público-alvo “mais forte e durável” no próximo ano. Os anunciantes têm cerca de seis meses para usar os Públicos-alvo semelhantes do Google em suas campanhas. A partir de maio de 2023, os Públicos-alvo semelhantes não serão mais adicionados a novas campanhas ou grupos de anúncios. Pouco tempo depois, em agosto de 2023, todas as campanhas serão removidas das segmentações.

O Google incentiva fortemente os anunciantes a atualizar seus públicos antes da migração e a confiar em seus dados ao criar novos públicos para suas campanhas, como dados de correspondência de clientes. Além disso, o Google recomenda o uso de estratégias de lances inteligentes e segmentação otimizada para aprimorar ainda mais o desempenho da campanha. Os anunciantes que desejam expandir seu alcance, além dos dados primários, podem se beneficiar da expansão do público do Google após a eliminação gradual dos Públicos-alvo semelhantes.

6. NOVOS INSIGHTS SOBRE COMO SEUS CONCORRENTES ANUNCIAM NO SERPS

Em 2021, o Google anunciou que expandiria seu programa de verificação de anunciantes para fornecer mais transparência de publicidade aos usuários que veem anúncios direcionados dentro e fora das SERPs. Graças a esses esforços, o Google lançou o My Ad Center em outubro. Isso permite que os pesquisadores vejam como os anunciantes os estão alcançando.

Os recursos do My Ad Center incluem uma nova ferramenta poderosa chamada Páginas do Anunciante. Nessas páginas do anunciante, os usuários podem visualizar todos os outros anúncios que o anunciante publicou nos últimos 30 dias.

Clique nos três pontos ao lado do anúncio para visualizar a página do anunciante da empresa. A partir daí, você pode visualizar detalhes de anunciantes verificados, como nome e endereço oficial da empresa. Curiosamente, você também pode clicar em “Ver mais anúncios deste anunciante”.

A partir daqui, você pode ver todos os anúncios que o anunciante veiculou nos últimos 30 dias. Você também pode filtrar esses resultados entre anúncios de texto, gráficos e em vídeo. Esta nova ferramenta foi projetada para fornecer transparência aos usuários do Google, mas também pode ajudar os anunciantes existentes a espionar seus concorrentes.

7. NOVA MÍDIA PUBLICITÁRIA PARA NOMES E LOGOTIPOS DE EMPRESA

As empresas geralmente precisam de ajuda para se diferenciar em SERPs lotados e defender seus nomes de marca para impedir que concorrentes e outros anunciantes tentem promover ilegalmente. Às vezes é necessário. Os anunciantes verificados agora podem usar o novo nome comercial e os recursos de anúncio do logotipo em seus SERPs e receber alguma proteção do Google.

Esses novos recursos estão disponíveis apenas para anunciantes verificados. Além disso, os novos ativos de anúncio são uma adição visualmente atraente aos seus anúncios e ajudam a melhorar o desempenho.

O Google acredita que suas políticas sobre esses recursos de nome e logotipo da empresa reduzirão o roubo de identidade e a fraude. Os anunciantes devem concluir um processo de verificação com o Google para aproveitar esses novos recursos. Além disso, os anunciantes só podem usar esse recurso para destacar correspondências exatas com o nome legal da empresa ou nome de domínio. Os recursos do logotipo também devem ser exibidos com destaque e os IDs verificados do anunciante devem corresponder.

8. NOVO RECURSO DE LOCUÇÃO PARA ANÚNCIOS EM VÍDEO

Graças ao rápido crescimento do TikTok e seus recursos de edição acessíveis, o Google introduziu novos recursos para o conteúdo de anúncios em vídeo neste verão. Entre as melhorias, os anunciantes agora podem adicionar narração aos seus anúncios em vídeo do YouTube existentes, sem nenhuma edição adicional. O Google disse anteriormente que menos da metade de seus anúncios em vídeo contém narração.

Os anunciantes podem escolher entre oito vozes diferentes (quatro masculinas e quatro femininas) para a narração, fornecer um roteiro e visualizar e editar a narração diretamente no Google Ads. Nenhum software de edição de vídeo adicional ou experiência em vídeo é necessário.

9. ANÚNCIOS DE ÁUDIO AGORA SUPORTAM YOUTUBE E ALTO-FALANTES INTELIGENTES

À medida que o conteúdo de streaming e outros serviços OTT se tornam a norma para a maioria dos consumidores, muitos anunciantes estão começando a mudar suas estratégias e orçamentos. O Google anunciou entusiasticamente no início deste ano que atenderia a essa demanda do crescente número de ouvintes de música e podcast no YouTube com uma nova campanha publicitária em áudio.

Esse novo subtipo de campanha de vídeo foi criado para ajudar os anunciantes a alcançar usuários enquanto ouvem música ou podcasts, onde o conteúdo de vídeo altamente visual geralmente precisa ser aprimorado.

10. O TESTE BETA DE CORRESPONDÊNCIA AMPLA 

Portanto, houve uma mistura de mudanças positivas e negativas. Vamos deixar o último para você.

Em outubro, o Google introduziu um recurso beta limitado que permite aos anunciantes ativar a segmentação ampla por palavras-chave no nível da campanha. Dado que palavras-chave de correspondência ampla e lances inteligentes são sempre buscados, isso não é surpreendente, mas mesmo que fosse apenas um teste beta, ver opções sem tipos de correspondência é um pouco enervante.

Existe um futuro sem tipos de correspondência de palavra-chave? Ainda não sabemos. No entanto, o Google confirma que o tipo de correspondência de palavra-chave não vai a lugar nenhum a partir de agora.

CONCLUSÃO

Embora a economia e as mudanças de SERP nos custem muito e tenhamos perdido alguns recursos chamativos no Google Ads este ano, sem dúvida houveram algumas adições bem-vindas às campanhas de PPC. Ainda estamos determinando o que o Google tem reservado para nós no próximo ano, mas já podemos apostar em mais mudanças. Nossa única certeza é que com esses recursos, você tem muitas chances de sucesso em 2023.

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