Insights de UX sobre Listagem de Produtos

Estudos recentes mostram que muitos usuários desistem da compra por não encontrar o produto ideal nos sites.


Que os desafios do ecommerce estão cada vez mais latentes, a gente já sabe! E que os infinitos números de informações disponíveis na internet, como cursos, mentorias, centrais de ajuda e etc, às vezes mais atrapalha que ajuda, também já é uma história bem antiga. 

Em vários momentos, perdemos o foco do que realmente é importante, e a tecla que temos batido para os nossos clientes é: voltem, e façam o básico. Conecte-se com seu usuário, traga uma jornada de compra sem atrito, fluida e rica em personalização e customização. No fundo, mesmo com toda tecnologia, o ser humano só quer se sentir especial, e ter a sensação de que a pessoa que está ali vendendo algo pra ela, mesmo que de forma virtual, quer facilitar sua vida. 

Entretanto, na nossa experiência, o que mais temos visto, são lojas virtuais extremamente complexas, pensando em mil recortes de públicos e estruturas de campanhas, e que não param um minuto para pensar no negócio, nem colocar o cliente no centro. O resultado disso? Números abaixo do esperado e métricas que deixam a desejar. Aí, começa a saga, troca de gestor, troca de agência, e parece que nada melhora. Acredite, eu vivo isso todos os dias. 

Por isso, a dica é simples: comece do começo. Quer um exemplo? Quando você pensa em loja física, a primeira coisa que será desenhada é a sua vitrine e o layout da sua loja (necessidade de banheiros até a instalação de filtros de água). Inclusive, perguntas básicas como em que ponto estará o comércio, se passa muita gente, e o que o entorno têm estarão presentes no seu projeto de loja. Contudo, curiosamente, não nos atentamos a essas indagações para nossa loja virtual. E é aqui que vem o pulo do gato! Mesmo que adaptadas, todas essas questões também precisam ser pensadas no digital.  

Neste artigo, vamos falar sobre VITRINE de produtos. De longe, é algo extremamente relevante, mas pouco abordado. Você pode trazer milhões de pessoas com dinheiro, vontade e necessidade do seu produto, porém se o que ele precisa saber com facilidade não estiver disponível, esse cliente vai embora, e compra no concorrente que está a um clique de distância. E daí, você já gastou a grana pra trazê-lo, mas sabe o que acontece? Você perdeu. Quer mais uma dose de sinceridade? Trazer o cliente de volta para o seu site com experiência ruim, aumenta a probabilidade de você ter um preju ainda maior no final do mês.

A listagem e a filtragem dos produtos do seu site determina se os clientes vão encontrar ou não o que estão procurando, e aqui vai a boa notícia: grande parte dos sites tem um desempenho medíocre ou ruim. E o que isso significa? Se você fizer um bom arroz com feijão, o seu desempenho pode ser muito acima da média, e existe a possibilidade de sair ganhando os clientes do concorrente (determinante quando a gente está numa fase de baixa nas vendas do varejo.)

Confira algumas ideias para começar a melhorar a experiência do seu usuário em seu site

1)  Listagem de Produtos x Página de Produto

Quando um cliente nunca entrou no seu site, o comportamento normal dele é ficar analisando a lista de opções que você tem de uma determinada categoria, e quando algo chamar atenção, ele vai para o detalhamento do produto. Essas idas e vindas são naturais na navegação, mas existe um pequeno detalhe.

Muitos sites retornam a lista para o topo da listagem, ou seja, a pessoa rola, rola, rola, rola, para depois achar um produto legal e clicar. Daí, ela pensa, vou ver mais opções, mas ao voltar, acaba retornando para o topo da lista com todos os produtos que ela descartou inicialmente. Isso gera uma experiência péssima e faz com que muitos usuários desistam de navegar no site. 

Por isso, faça uma gentileza, retorne o usuário para o produto que ele parou :)

 

2) Carregar Mais ao invés de Paginação ou Carregamento Infinito

Ao colocar um botão de Carregar Mais o usuário tem maior controle da navegação, e consegue acessar o rodapé com mais facilidade (pasmem, muitos usuários consultam SIM o rodapé para conhecer melhor a empresa; afinal confiabilidade ainda é um ponto importante na conversão, mas isso é assunto para outro dia). 

Existem algumas vantagens em utilizar esse botão 

a) Os usuários podem comparar todos os itens em uma página;
b) Fácil acesso ao rodapé;

c) Um ponto de parada para que o usuário considere as próximas etapas.​

3) Carregue a quantidade certa de produtos

Aqui, você vai ter que testar a quantidade ideal para o seu tipo de negócios. 

Se carregar muitos produtos, o usuário sente uma tensão na quantidade que ele precisa escolher e simplesmente desiste. Entretanto, se carregar poucos itens, isso causará uma impressão de que seu site não possui variedade. Alguns testes de larga feitos por institutos apontam uma quantidade de números ideais, entre 15 a 30 itens no mobile, e 40 a 50 no desktop, a fim de causar boa impressão.

4) Sempre forneça comparativos de produtos com especificações

Como escolher entre duas opções se não tenho a menor ideia da diferença entre elas? Qual geladeira ideal para mim? E se estou buscando um celular, um computador ou até mesmo um lençol ou uma maquiagem, o que fazer?

A maioria das pessoas precisam de informações comparativas para compreender sobre o produto e se sentirem seguras no momento da escolha. Por isso, sempre que puder, ofereça esse tipo de informação para o seu cliente. 

Alguns insights para ajudar construir um bom comparativo:

a. Remova os atributos iguais ou similares;

b. Agrupe produtos por categoria;

c. Fixe os cabeçalhos das tabelas nas rolagens;

d. Utiliza recursos horizontais para definir as linhas.​

5) Exiba as variações de produtos em um único item da lista

Existem duas maneiras de exibir na listagem as variações de produtos:

a. Separar as variações item a item na vitrine; 

b. Juntar essas variações e exibir miniaturas das mesmas.

Em estudos recentes, é possível verificar que itens exibidos separadamente deixam a navegação extremamente confusa, e fornecem ao usuário uma sensação de dificuldade em obter uma visão geral dos itens da loja. Então, a melhor maneira de exibir essa listagem é agrupando as variações através de ícones e miniaturas

 

6) 5 Stars - As 5 informações estrelas na listagem de produtos

As cinco principais informações procuradas pelos usuários nas listagens de produtos são

a. Título

b. Preço

c. Variações do Item

d. Miniatura

e. Avaliações do Item

Além desses que são gerais, é preciso estudar dentro de cada categoria de produto quais são as informações principais buscadas pelos usuários sobre um produto, pois é isso que o ajudará a tomar algumas decisões entre a listagem dos itens.

Outra dica importante: mantenha todos os cadastros completos. Se você colocar uma informação em um item da categoria, deverá colocar em todos os itens, para que o usuário possa enxergar e comparar todos eles.

7) Filtros relevantes para categoria

Passe um tempo analisando quais são os filtros mais relevantes para as suas categorias. Se o seu cliente procura por um determinado modelo, tamanho e cor específicos, ter um filtro que traga as opções disponíveis ajuda muito na navegação e facilita o processo de compra.

Além disso, é interessante oferecer diferentes combinações de filtros e uma explicação prévia sobre o que é determinado filtro, caso não seja tão óbvio.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Conte pra gente e compartilhe com as pessoas que podem se interessar pelo assunto :)

Até mais!

0 Comentários
Deixe um comentário